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Introdução de Modelagem da Informação da Construção (BIM) no currículo


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Tese apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para a obtenção do título de Doutor em Engenharia de Construção Civil (2014).

Autor: Maria Bernardete Barison
Ano de publicação: 2014
Formato: ePUB
SKU: AP-MB Categorias: , , Tag:

Sumário

1 DEFINIÇÕES INICIAIS DA PESQUISA E PROBLEMATIZAÇÃO
SOBRE BIM E EDUCAÇÃO 25
1.1 Introdução 25
1.2 Justificativa para o desenvolvimento da pesquisa 27
1.3 Objetivos 29
1.3.1 Objetivo geral 29
1.3.2 Objetivos específicos 30
1.4 A Problematização como opção metodológica 30
1.4.1 O método Análise de Conteúdo 32
1.4.2 Constituição do corpus 33
1.4.3 Levantamento das Unidades de Análise 34
1.5 Problematização sobre BIM e Educação 35
1.5.1 Observação da Realidade e definição do problema de
estudo 35
1.6 Pontos-Chave 41
1.6.1 Possíveis fatores associados ao problema 41
1.6.2 Definição de Pontos-Chave 41
1.7 Formulação e Estruturação da Tese 42

2 ENSINO DE BIM NO CENÁRIO INTERNACIONAL 45
2.1 Procedimentos e resultados da pesquisa 45
2.2 Tipos de colaboração e formas para se introduzir BIM no
currículo 59
2.3 Ensino de BIM: os desafios 63
2.4 A evolução do ensino de BIM 68
2.5 Superação dos obstáculos 72
2.6 Estratégias para o planejamento de um currículo BIM 78
2.7 Nível de Proficiência em BIM – NPBIM 86
2.7.1 NPBIM – Introdutório 89
2.7.2 NPBIM – Intermediário 93
2.7.3 NPBIM – Avançado 99
2.8 Atividades educacionais para o ensino/aprendizagem de BIM 105
2.9 Metodologia para o ensino-aprendizagem de BIM 111

3 ESPECIALISTAS BIM: TIPOS, FUNÇÕES, RESPONSABILIDADES E
COMPETÊNCIAS 117
3.1 Procedimentos e resultados da pesquisa 118
3.2 Tipos de Especialistas BIM 132
3.2.1 Especialistas BIM do eixo de carreira profissional 132
3.2.2 Especialistas BIM de outros contextos 136
3.2.3 Especialistas BIM do eixo de carreira gerencial 139
3.2.3.1 Nível de Projeto 140
3.2.3.2 Nível de Escritório/Construtora 145
3.2.3.4 Nível de Companhia 147
3.3 Quem assumirá os cargos de especialistas BIM? 150
3.3.1 Coordenador de Projetos 152
3.3.2 Gestor de Projetos 154
3.4 O conceito de competência 154
3.5 Competências exigidas para o cargo de Gerente BIM 158
3.5.1 Habilidades e capacidades 161
3.6 O perfil de um Gerente BIM 166
3.7 Gerente BIM e o Gestor de Projetos 170

4 O PROCESSO BIM NO BRASIL E AS COMPETÊNCIAS BIM
REQUERIDAS DO ARQUITETO E DO ENGENHEIRO CIVIL 177
4.1 A implementação de BIM por empresas do setor de Arquitetura,
Engenharia Civil e Construção no Brasil 178
4.2 Um modelo teórico para o Fluxo de Trabalho BIM no Brasil 187
4.3 Competências BIM requeridas do Arquiteto e do Engenheiro Civil 192
4.3.1 Arquiteto 192
4.3.2 Engenheiro Civil 194
4.4 Competências BIM que devem ser ensinadas na universidade 197
4.4.1 Competências BIM naturalmente adquiridas na
graduação 198
4.4.2 Competências BIM que devem ser ensinadas na
graduação 199
4.4.3 Competências BIM que podem ser aperfeiçoadas na
profissão 201
4.4.4 Matriz de competências BIM 202

5 INTRODUÇÃO DE BIM NO CURRÍCULO: UMA PROPOSTA 209
5.1 Discussão final da Teorização 209
5.2 Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade 212
5.3 Análise de dois currículos de uma universidade brasileira 214
5.3.1 Currículo de Engenharia Civil 216
5.3.2 Currículo de Arquitetura e Urbanismo 218
5.4 Percepções de professores quanto ao ensino de BIM 219
5.5 Proposta para a introdução de BIM nos currículos analisados 235

6 INSTRUMENTO PARA PLANEJAMENTO DE DISCIPLINAS BIM 241
6.1 A proposta de implementação da ferramenta 241
6.1.1 A interface da ferramenta 241
6.1.2 O fluxograma da ferramenta 293
6.2 Princípios e validação das recomendações 294

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 299
REFERÊNCIAS 309
APÊNDICES 351
APÊNDICE A 351
APÊNDICE B 353
APÊNDICE C 359
APÊNDICE D 365
APÊNDICE E 369
APÊNDICE F 385

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